A verdade sobre o Botox e a saúde feminina

O uso de Botox em cosmetologia tornou-se tão difundido que até mesmo pessoas que não estão interessadas na indústria da beleza e cuidados pessoais pelo menos já ouviram falar dele. E alguém, se esforçando para preservar a beleza e a juventude, está muito familiarizado com ele. No entanto, nem tudo o que ouvimos é verdadeiro e nem tudo é falso.

Pessoas saudáveis ​​descobriram quais são os prós e os contras inerentes às injeções de Botox, bem como suas consequências.

Quais são as famosas injeções de beleza

Basicamente, o Botox é uma droga intramuscular injetada nos músculos faciais para bloquear sua receptividade aos impulsos nervosos, como resultado dos quais todo o músculo ou parte dele relaxa e para de se contrair. Como resultado, as rugas formadas por ele são suavizadas.
Deve-se notar que, em cosmetologia, esse método é usado para eliminar apenas rugas mímicas, cujo aparecimento se deve à atividade motora dos músculos mímicos. Sua tensão leva à formação de dobras, que com o tempo não começam a se endireitar completamente, o que leva à formação de linhas de expressão. Os mais vulneráveis ​​a esse respeito são os cantos dos olhos, a testa e o espaço glabelar.

O principal ingrediente ativo é a toxina botulínica (neurotoxina tipo A), produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora de uma doença tão perigosa como o botulismo .

Na verdade, o botulismo é uma intoxicação do corpo por neurotoxinas que podem se formar em produtos contaminados com Clostridium botulinum, na maioria das vezes – conservas caseiras, focas, principalmente cogumelos, produtos que não foram submetidos a tratamento térmico adequado. O principal sintoma do botulismo é o bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos, o que pode levar à paralisia respiratória ou muscular.

Curiosamente, a toxina do botulismo é o veneno mais poderoso que existe na terra, cujo contato certamente levará à morte de uma pessoa.

A primeira evidência documental do efeito negativo da toxina botulínica data de 1793. Demorou mais 30 anos para J. Kerner fazer a suposição de que a toxina poderia ser usada para tratar doenças neurológicas causadas pelo aumento do tônus ​​muscular.

Os cientistas notaram que a ação da toxina botulínica está associada ao bloqueio da transmissão dos impulsos nervosos, o que leva a graves danos no botulismo. No entanto, a mesma propriedade, em sua opinião, pode ser usada para bloquear impulsos indesejados se a toxina for administrada com moderação e localmente.

A produção industrial dessa substância foi lançada em 1989 pela empresa americana Allergan para uso em neurologia. Cosmetologistas começaram a usá-lo ativamente apenas em 1994.

Hoje existem análogos: xeomin e disport . O princípio de ação, a substância ativa neles é o mesmo, a única diferença está nas empresas de manufatura. Assim, o Botox é produzido na América pela Allergan, Disport – na Inglaterra, pela empresa francesa Beaufour Ipsen International, e Xeomin – na Alemanha, pela Merz Aesthetics.

O que acreditar e o que não

Em torno dos prós e contras do uso de Botox na cosmetologia, muitas opiniões conflitantes foram formadas que assombram os adeptos da beleza que desejam e injetam.

Mitos sobre as injeções de beleza e suas consequências

Isso é um mito . Para o procedimento é necessário o uso de materiais densos, gelatinosos, capazes de manter a forma por muito tempo e não se deformar. É por isso que o gel de ácido hialurônico, silicone ou gordura do cliente são usados ​​para aumento dos lábios. O material é um pó branco, que é diluído em solução salina antes do procedimento. Seu uso, portanto, só é possível para contrair a musculatura circular da boca, mas não para aumentar o volume dos lábios.

O aparecimento de vícios com o uso regular de injeções de beleza e envelhecimento prematuro e rugas da pele quando a droga é cancelada.

Isso também é um mito. A verdade é que o vício e a deterioração física só podem ser causados ​​por drogas que contêm hormônios responsáveis ​​pela regulação de todos os processos do nosso corpo.

Devido ao influxo de hormônios externos, pode haver uma cessação ou diminuição de sua produção independente, o que leva ao vício. Devido ao fato de a substância e seus análogos não serem drogas hormonais, a dependência a elas não ocorre.

Após a cessação da ação, a pele volta ao seu estado original, e de forma gradual, que se assemelha visualmente ao envelhecimento da pele. O vício só pode ser psicológico, surgindo na busca pela beleza.

O perigo de danos ao sistema nervoso e ao corpo como um todo com a introdução da toxina botulínica.

Claro, não se pode negar o fato de que a toxina botulínica é um veneno terrível. Mas também para afirmar que o envenenamento do corpo pode ocorrer por injeções de beleza também. Como a dose da droga injetada é insignificante, essa quantidade de toxina claramente não é suficiente para causar danos graves ao corpo quando injetada. Além disso, sua aplicação é local, subcutânea, o que impede sua disseminação. No entanto, também é impossível esquecer as contra-indicações.

O Botox só pode ser usado após 40 anos.

Isso também é uma ilusão. Note-se desde já que para as mulheres desta idade as rugas já são bastante profundas e nem sempre é possível alisá-las completamente com o auxílio das injeções de beleza. Portanto, você pode recorrer a eles quando aparecerem as primeiras rugas mímicas, o que lhe permitirá alcançar um resultado ideal. E por lei, esse procedimento é permitido a partir dos 18 anos.

Após a introdução de seus músculos ficam imóveis e as expressões faciais – distorcidas.

Claro, você não pode fazer caretas com a mesma atividade de antes das injeções de beleza, mas esta é a essência do procedimento! Por outro lado, se não houver dano ao nervo facial em sua anamnese, qualquer patologia neurológica, mudanças na anatomia e fisiologia padrão dos músculos faciais, então absolutamente nenhuma mudança aparecerá nas expressões faciais. A ausência de efeitos colaterais deve-se principalmente à qualificação do especialista e à exatidão da dosagem por ele calculada. Com a administração correta do medicamento, o efeito da “máscara” no rosto pode ser completamente evitado hoje.

A injeção pode ser feita literalmente na hora do almoço sem consequências, é simples e indolor.

Deve ser lembrado que existem certas restrições após a realização do procedimento. Inclusive, você não pode ir para a cama 4 horas após a injeção, durante a semana não pode ficar ao sol, tomar sol no solário, ir a uma casa de banhos, sauna e realizar procedimentos de fisioterapia, massagens. Beber álcool por 2 semanas é altamente indesejável. Além disso, em um primeiro momento, podem aparecer efeitos colaterais: inchaço e inchaço. Portanto, se você não quer que os colegas percebam, é melhor realizar o procedimento na véspera do fim de semana.

O Botox só pode ser usado por mulheres!

Hoje, cada vez mais homens estão prestando atenção em sua aparência, visitando salões de beleza, fitness, etc. Mas poucos deles decidem por injeções de beleza. E em vão, porque foi notado que as rugas nos homens tornam-se imediatamente profundas, pronunciadas, o que não agrega beleza ao rosto. Devido às características anatômicas da face masculina, é necessária a dosagem do medicamento em dobro (em relação à mulher), o que aumenta o custo do procedimento. Mas os homens com músculos faciais hiperativos são fortemente aconselhados a recorrer a esses procedimentos.

  • A verdade sobre fotos de beleza
  • rejuvenescimento
  • Em alguns pacientes, as injeções não surtem o efeito desejado, mesmo com o aumento da dose.
  • E realmente é. Em alguns casos, o bloqueio muscular pode não ocorrer devido a uma série de razões.

Em primeiro lugar, é a presença no corpo humano de anticorpos contra a toxina do botulismo, que podem ser produzidos em resposta à vacinação contra o botulismo, quando usados ​​pela primeira vez em grandes doses ou repetidas pequenas doses do medicamento. A administração repetida pode ser eficaz, mas o resultado será reduzido. Não tenha medo, a sensibilidade pode retornar em alguns anos.

Em segundo lugar, as pessoas com fator Rh negativo devem ter cuidado: o Botox pode não funcionar e, nesses casos, é recomendado tentar o Dysport.

Porém, um motivo ainda mais provável para a falta do efeito desejado pode ser um erro banal do cosmetologista: não cumprimento da dosagem do medicamento ou injeção no músculo errado. Portanto, um especialista deve ser escolhido com cuidado, não dependendo apenas de mensagens publicitárias.

O uso de botox para tratar certas doenças neurológicas.

Isso também é verdade. A toxina botulínica é ativamente usada por neurologistas no tratamento de estrabismo, disfunção do nervo facial, blefaroespasmo, sudorese excessiva, disfunções do sistema nervoso autônomo e paralisia cerebral infantil.

Quais são os possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais são devidos a:

  • técnica de injeção de toxina botulínica (inchaço, dor, hematomas);
  • a reação do corpo à toxina botulínica;
  • qualificações de especialista.
  • Os efeitos colaterais do primeiro grupo geralmente desaparecem em 3-5 dias e são temporários. Você pode reduzir a probabilidade de sua ocorrência tomando medicamentos para fortalecer
  • as paredes dos vasos sanguíneos.

A assimetria facial pode ser uma consequência indesejável da administração irregular por um especialista não qualificado. Essa condição se normalizará com o tempo, quando o medicamento for removido do corpo, mas isso pode levar de 3 a 5 meses.

Uma análise dos relatórios dos médicos e das avaliações dos próprios pacientes mostra que os principais efeitos colaterais das injeções de beleza incluem:

  • visão dupla, eversão da pálpebra inferior (pode ser observada em pacientes com excesso de pele na zona infraocular, atonia muscular da pálpebra inferior);
  • sobrancelhas flácidas e altas demais ou sua assimetria;
  • um aumento na área de hérnias gordurosas devido ao relaxamento do músculo circular do olho;
  • morder uma bochecha flácida;
  • ptose das pálpebras superiores (pode durar até um mês);
  • perda de tônus ​​pelos músculos da face;
  • sorriso assimétrico;
  • dificuldades de fala;
  • salivação arbitrária;

pode haver problemas de deglutição devido à penetração da neurotoxina nos músculos da laringe durante as injeções no pescoço.
Além disso, estudos realizados no Reino Unido em 2012 sobre os danos do botox à saúde humana descobriram que as injeções podem levar a complicações: podem causar cegueira e derrame. De acordo com o Daily Mail, foram as injeções de beleza que causaram cegueira em pelo menos 32 pessoas.

O famoso cirurgião plástico britânico Julian de Silva explica isso pelo fato de que, quando uma neurotoxina entra na artéria que fornece sangue para a parte posterior dos olhos, o suprimento de oxigênio para o cérebro pode ser bloqueado.

De acordo com outros estudos, a perda da capacidade de uma pessoa expressar plenamente suas emoções torna-a menos feliz, uma vez que a capacidade de sorrir afeta diretamente o nosso humor.

Como se proteger durante a aplicação de injeções de beleza? Contra-indicações e conselhos

Para minimizar a probabilidade de consequências negativas da realização do procedimento de rejuvenescimento facial usando injeções, você deve se lembrar que existem contra – indicações temporárias para sua implementação:

  • a presença de inflamação na pele da área tratada;
  • infecções agudas e crônicas;
  • gravidez e lactação;
  • tratamento com antiinflamatórios não esteroidais, antibióticos, anticoagulantes (após o término de sua ingestão devem passar pelo menos 2 semanas);
  • dias críticos, 4 dias antes da menstruação e 2 dias após a conclusão;
  • exacerbação da infecção por herpes.

É especialmente prejudicial na presença de contra-indicações absolutas, na presença das quais geralmente se deve recusar a realização do procedimento:

  • alergia individual;
  • pielonefrite, doença hepática e pulmonar;
  • miastenia grave;
  • formações herniárias nas pálpebras;
  • ptose da pálpebra superior;
  • atonia muscular relacionada à idade;
  • baixa coagulação do sangue;
  • estágio significativo de miopia.

Além disso, a qualidade do procedimento depende diretamente das qualificações do especialista. Para evitar danos à saúde, as injeções devem ser confiadas apenas por salões confiáveis ​​e materiais de alta qualidade.

Fatos interessantes

O primeiro médico do mundo a injetar Botox foi Jean-Louis Sebat, e uma das primeiras estrelas mundiais a usar seus serviços foi Madonna.

A Natura foi uma das primeiras empresas a lançar um produto que substitui o Botox, veja em Natura pedidos e descubra esse maravilhoso produto

Mas o mundo muçulmano reagiu negativamente ao botox. Em particular, o principal órgão religioso da Malásia adotou uma proibição de seu uso devido ao uso de certos componentes derivados de suínos para a fabricação da substância. Além disso, o mercado asiático está repleto de falsificações que representam uma ameaça para os humanos.

A toxina botulínica, que causa paralisia dos músculos lisos e esqueléticos, é um veneno tão poderoso que uma colher de chá dela é suficiente para matar toda a população dos Estados Unidos, e 4 quilos podem levar à morte de toda a população da Terra.

Desde 2000, quando foi oficialmente aprovado para uso em cosmetologia, cerca de 4 milhões de pessoas no planeta já realizaram esse procedimento.