A síndrome do climatério

A síndrome do climatério

A síndrome do climatério ( menopausa ) é uma condição caracterizada por distúrbios neuropsicológicos, vegetativo-vasculares, endócrinos e outros decorrentes de alterações relacionadas à idade no período climatérico no contexto da extinção das funções reprodutivas.

Note que a menopausa é uma fase natural da vida de cada pessoa, a síndrome climatérica está associada a distúrbios patológicos e é característica principalmente das mulheres.

O período climatérico nas mulheres é dividido em pré-menopausa (de 45 a 47 anos antes da menopausa), menopausa (a partir de cerca de 50 anos, o período de cessação da menstruação) e pós-menopausa (a menopausa dura de 6 a 8 anos a partir do momento da cessação da menstruação) . O tempo de início das fases climatéricas está associado ao estado de saúde da mulher, às condições de trabalho, às nuances da dieta, às condições climáticas, etc.

A menopausa em homens começa por volta dos 50-60 anos e termina aos 75 anos.

Causas e patogênese da síndrome do climatério

O desenvolvimento da síndrome do climatério é baseado em mudanças hormonais no corpo associadas às mudanças relacionadas à idade.

A síndrome climatérica é uma consequência da disfunção das estruturas hipotalâmicas do cérebro, que são responsáveis ​​pela interação das reações térmicas, respiratórias e cardiovasculares com as emocionais-comportamentais.

Nas mulheres, com a idade, o desenvolvimento dos folículos cessa, eles são substituídos por tecido conjuntivo. Além disso, o nível de hormônios gonadotrópicos aumenta e o nível de estrogênio diminui. A falta deste último causa o desenvolvimento de processos patológicos em vários órgãos e sistemas.

Nos homens, o número de células de Leydig (glandulócitos testiculares) diminui, o que leva a uma diminuição nos níveis de testosterona e andrógenos. Ao mesmo tempo, aumenta a produção de hormônios gonadotrópicos hipofisários.

Sintomas da síndrome climatérica

Como resultado da deficiência hormonal, as mudanças no corpo da mulher aparecem mesmo na pré-menopausa. Todos os sintomas podem ser divididos em três grupos principais: neuropsíquicos, vegetativo-vasculares e endócrinos.

Os sintomas neuropsiquiátricos incluem irritabilidade, alterações de humor, diminuição da atenção, comprometimento da memória, sentimentos de melancolia e ansiedade.

Entre os distúrbios vegetativo-vasculares, ondas de calor na cabeça, braços, metade superior do corpo, cefaleia, tonturas, taquicardia, sudorese excessiva, crises vagoinsulares.

Sintomas endócrinos: osteoporose, alterações tróficas na pele, vulva, bexiga, vagina, hiperglicemia.

Mudanças hormonais sérias no corpo podem levar gradualmente a doenças cardiovasculares, resistência à insulina, obesidade, osteoporose, sangramento uterino, mioma uterino.

Os homens geralmente não têm a síndrome do climatério. Em alguns casos, manifesta-se como violações do sistema cardiovascular (afrontamentos na cabeça, vermelhidão do rosto, dor no coração, palpitações, falta de ar, tonturas, suores, aumento da pressão); distúrbios neuropsiquiátricos (hiperexcitabilidade, fadiga, dor de cabeça, distúrbios do sono, fraqueza); distúrbios geniturinários (disúria, enfraquecimento da ereção, ejaculação acelerada).

Diagnóstico e tratamento da síndrome do climatério no Hospital das Clínicas de Yauza
O exame preventivo por um endocrinologista é recomendado para todas as mulheres com mais de 45 anos de idade. Isso é necessário para identificar as violações em tempo hábil e realizar sua correção.

Com um curso patológico de menopausa, você deve consultar um médico com urgência!

Os procedimentos de diagnóstico em nossa clínica, além da coleta de anamnese, incluem:

  • química do sangue
  • pesquisa hormonal
  • Ultrassom
  • mamografia
  • análise histológica de raspagem endometrial uterina
  • exame citológico de esfregaços vaginais

Após os procedimentos diagnósticos, o endocrinologista de nossa clínica juntamente com o ginecologista prescreverão um tratamento abrangente. Isso normalizará a condição do paciente e evitará complicações graves. O método de tratamento depende da gravidade da síndrome climatérica e de suas manifestações: realizamos terapia não medicamentosa e medicamentosa (não hormonal e hormonal).

Você pode ver os preços dos serviços na lista de preços ou verificar o número de telefone indicado no site.